quarta-feira, 23 de junho de 2010

AÇÃO PASTORAL 2010 - Parte I

Plano Pastoral Diocesano 2009 - 2010
Justificativa: Partindo das prioridades pastorais eleitas na Assembléia Pastoral Diocesana no ano de 2008, Juventude e Formação de Leigos, este Plano Pastoral compreenderá um biênio, sendo o ano de 2009 como período de realização do Projeto “Juventude Discípula Missionária”, e o ano de 2010 para o Projeto da Escola de Formação de Leigos. Nesta Reunião, consideraremos a prioridade “Juventude”. Noutra, a prioridade “Formação de Leigos”.

PROJETO JUVENTUDE DISCÍPULA MISSIONÁRIA

Chave de leitura do Documento 85 – WWW.cnbb.org.br – pastorais – pastoral da juventude slides 1 e 2.

1) Definição do rosto da Juventude (de qual Juventude estamos falando e queremos conduzir a Cristo?)
- Há um múltiplo rosto jovem nas paróquias e comunidades (urbanos e rurais, cultos e iletrados, mais abastados e mais empobrecidos, empregados e desempregados, participantes de caminhada da Igreja em grupos e ausentes das nossas Igrejas, empenhados no mundo da política/economia/cultura... e outros completamente indiferentes ou impedidos de entrar nestes “mundos”, etc.)
- A Igreja, porém, pensa como Jesus: para Ele nós todos (os jovens também) somos “suas” ovelhas, pertencemos a Ele e ninguém pode arrebatar-nos de mão. Foi o Pai quem nos deu a Ele (cf. Jo 10, 27 – 30)
- Para a Igreja, a juventude é uma faixa etária (15 a 25 anos) transitória entre a fase adulta, que conduz e prepara à maturidade na vida, definindo as suas escolhas mais decisivas. Os Jovens chamados a serem discípulos de Cristo (cf. At 2,39) não são quaisquer jovens, ou todos os jovens. É a adesão comprometida dos jovens à Fé da Igreja que qualifica e determina seu número e perfil e permite organizar um caminho gradual e permanente de Evangelização (cf. Mt. 19, 21s)

2) Discípulos da Juventude na Igreja – Encontrar metodologia adequada:
- À luz da conferência de Aparecida, a igreja é chamada a ouvir, como discípula, a Cristo-Mestre, por meio da oração, a Meditação da Palavra e o encontro com o Senhor que nutre a Igreja na Eucaristia – “As minhas ovelhas escutam a minha voz” (Jo 10,27) – “Quem me recebe como alimento, viverá por mim” (Jo 6, 56s)
-Então, é necessário encontrar metodologias adequadas em várias sentidos:

Linguagem:
- A Juventude é Sujeito na Igreja-Discípula; a distinção Igreja x Juventude dificulta o entendimento entre jovens e demais Sujeitos dentro das Igrejas; por isso, deve-se incentivar a comunhão entre jovens e os demais Discípulos na Igreja, principalmente com os Bispos e Sacerdotes.

Encontro com Cristo:
- Qual a metodologia adequada Às exigências atuais da Juventude que permitira encontros de forte experiência entre os jovens e o Senhor?

Resposta ao chamado de Jesus Cristo vivo em Sua igreja:
- Qual metodologia a Igreja usará para estimular os jovens a responderem ao chamado de Cristo em meio às exigências do nosso tempo atual?

Diálogo e comunhão

- Os Discípulos, em seus diversos ministérios e carismas, devem dialogar continuamente em vista de uma cooperação e unidade cada vez mais forte em torno dos fundamentos da única Fé no Senhor (Palavra, sacramentos, Autoridade, Doutrina, Moral...), pois Jesus rezou pela nossa unidade (Que todos sejam um, para que o mundo creia – Jo 17, 3) – Promova-se periodicamente Assembléia onde estejam presente e atuantes jovens representantes das várias espiritualidades na Igreja Diocesana: Focolares/RCC/MEJ/Grupos Jovens da Pastoral Familiar...

Escuta dos “gritos” da Juventude

- Os demais Discípulos/Sujeitos deverão ouvir os “gritos” dos jovens, crucificados atualmente pelas ameaças e inimigo à sua vida e salvação: drogas – desemprego – desintegração familiar – falta de acesso à escola – ausência da Igreja e da Graça Sacramental – aborto – consumismos...

Formação e acompanhamento permanente

- Corrigir erros recíprocos de conceitos e atitudes, superar imaturidades, enxergar juntos o caminho, confiar no Senhor (conversão continua para a Juventude e para os Pastores), avaliar e planejar juntos periodicamente, participar das reuniões dos Conselhos Pastorais (paróquia/setor/diocese/regional/nacional).

Escuta e Testemunho de Cristo

- A juventude deve ouvir e testemunhar sua Fé em Jesus (por meio da escuta proveitosa da voz de Cristo: novos métodos de oração com a Palavra e celebração, músicas, filmes, caminhadas da juventude, Missão Jovem, ações solidárias e de misericórdia, discernimento vocacional, direção espiritual, confissão freqüente, Eucaristia dominical fiel e testemunho de vida católica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário