segunda-feira, 18 de junho de 2012
sábado, 2 de junho de 2012
ATENÇÃO !
Comissão de Juventude do NE2 se reúne em Recife
A Comissão de Juventude do Regional NE2, reuniu-se durante manhã e tarde do dia 31 de maio, para tratar de assuntos referentes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 julho de 2013.
Na ocasião, estiveram presentes Dom Dino, responsável pela comissão de juventude do Regional NE2, os padres Tadeu e Gemesson dirigentes da comissão e condutores do encontro. Nove dioceses representadas pelos padres responsáveis do setor juventude, dentre eles, Pe. Valmir Galdino, de nossa Arquidiocese. Além de jovens assessores de movimentos e pastorais ligadas à Juventude. Alguns religiosos e religiosas.
Marcaram presenças os padres Sávio e Toninho, ambos assessores nacionais da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, que, na ocasião, expuseram sobre o desenvolvimento e funcionamento da Semana Missionária em todas as dioceses, antecedendo à JMJ Rio 2013.
Destacaram que anteriormente a Semana Missionária era chamada de “Dias nas Dioceses” ou de “Pré-Jornada”. Mas durante a visita do Cardeal Rylko - presidente do Pontifício Conselho para os Leigos - ao Rio de Janeiro, em fevereiro de 2012, foi solicitado a mudança de nome, ao Cardeal, logo concordando pelo forte caráter missionário, seguindo a linha do Documento de Aparecida. Desejando-se, com isto, deixar como legado para as demais jornadas, este momento que move a juventude a um discipulado missionário.
A proposta na semana missionária para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil. Durante este tempo, todas as dioceses seguirão uma programação comum sobre três pilares: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. Isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.
Salientaram, ainda, que estão sendo preparados subsídios para as diversas atividades preparatórias à Jornada. E responderam às muitas dúvidas, do tipo: inscrição, alojamento, translado para os participantes e programação da JMJ.
“Todo o dia foi rico e proveitoso. E nos levou a tomar consciência da JMJ, iniciativa de grande envergadura para a Igreja do Brasil, especificamente, para o âmbito da nossa juventude”, destacou Pe. Valmir.
Vale lembrar que, a pedido de Dom Antônio Muniz, a Arquidiocese de Maceió acolherá 5.000 (cinco mil) jovens estrangeiros para a Semana Missionária, de 17 a 20 de julho de 2013. Após esta data, os jovens estrangeiros e brasileiros, estarão se deslocando para a cidade do Rio.
Curtir
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
O QUE É PJ ?
Pastoral da Juventude
O que é Pastoral da Juventude?
PASTORAL:A palavra vem de Pastor, nosso Pastor é Jesus Cristo, então fazer Pastoral é fazer o que Jesus fez. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue a Jesus. A Pastoral da Juventude é composta, organizada, desenvolvida e executada por jovens. DA: Pastoral "DA" Juventude e não "DE" Juventude. Se fosse "DE" Juventude, seriam os outros, padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens.Mas sendo Pastoral da Juventude significa dizer que o compromisso é de toda a Juventude e não de um grupinho para ou com a Juventude. A responsabilidade de fazer é dos jovens. JUVENTUDE: Fase da vida humana, onde se tomam decisões mais importantes, que darão rumo na vida;é a plenitude dos ideais, é sonhar, criar, acreditar e realizar. Portanto PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta. Já não se pode ficar só na RELEXÃO e ORAÇÃO. É necessário partir para a AÇÃO . Portanto Pastoral da Juventude é a ação dos jovens para todos os jovens.Qual o objetivo da Pastoral da Juventude?
Despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé, para formar líderes capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude ou em outras Pastorais da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da mulher, bem como da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.Como formar jovens líderes?
Para formá-los, o grupo precisa ser um espaço de crescimento na fé e no compromisso dos jovens, ou seja, um espaço em que os jovens cresçam e assumam um compromisso em favor da causa de Cristo. Tornar-se um jovem comprometido não é coisa que acontece de uma hora para outra. É um processo que leva vários anos. O grupo deve ser o espaço em que o jovem seja despertado a assumir o compromisso, que depois frutificará sob a forma de um engajamento na transformação da realidade, dentro (como coordenador, animador ou assessor) ou fora da PJ (em outras pastorais ou movimentos).Características da Pastoral da Juventude.
A Pastoral da Juventude tem algumas características que lhe são próprias: o Tenha o jovem como seu principal protagonista: "sintam os jovens que este chamado é dirigido a eles de maneira especialíssima. Recebem-no com entusiasmo e magnidade. É o próprio Senhor que os convida" (AA 33). o Apresente aos jovens um Cristo "amigo" e "companheiro de caminho". o Fomente a vivência comunitária da fé. o Assuma o jovem em sua realidade pessoal, social e cultural. o Eduque para a comunhão e a participação mediante trabalho de pastoral de conjunto. o Eduque o jovem para ser "fator de mudança" na sociedade.Qual a Missão da Pastoral da Juventude?
"AI DE MIM, SE EU NÃO EVANGELIZAR !" (1Cor 9,16) É evangelizar, mas não significa tanto falar em Jesus Cristo, mas fazer o que ele fez (testemunhar o amor , o perdão a humanidade,a alegria a adoção e a partilha).Portanto a missão da Pastoral da Juventude é ajudar o jovem a transformar-se em homens e mulheres novos, por meio de uma autêntica vivência do evangelho impulsionando o jovem para que na medida em que evangelize, ele próprio evangelize outros jovens e transforme sua realidade de acordo com os valores cristãos.Porque participar da Pastoral da Juventude?
Para não ficarmos isolados, sempre na mesma coisa, para conhecer outras experiências e compreender a importância do intercâmbio, para descobrirmos que podemos ser mais fortes, ter acesso a mais informações, materiais, enfim, para que contribuamos para o desenvolvimento do senso crítico e a participação de maneira ativa dos diversos seguimentos da sociedade, tendo em vista uma organização com participação de todos os grupos de jovens, construindo, assim, uma "ação efetivamente organizada dos jovens para crescerem na fé e evangelizarem outros jovens". Será muito importante quando todos os nossos grupos de jovens de nossa paróquia, arquidiocese, puderem e quiserem se reunir e trocar idéias e desenvolver atividades em todas as comunidades, sem contar o grande círculo de amizades que se formará entre os nossos grupos.Quem faz a Pastoral da Juventude?
A responsabilidade é de todos os jovens que participam dos grupos. O grupo de jovens que não assume o processo de formação integral do jovem não pode ser considerado Pastoral da juventudeComo fazer acontecer a Pastoral da Juventude?
Por meio de alto formação , palestras, cursos, formação de grupos e trocas de experiências. Devemos estar atentos aos grupos de base, pois são eles que desenvolvem o processo de educação e garantem a integração fé e vida.Grupos de base da Pastoral da Juventude
Não podemos esquecer o mais importante, que é a base da Pastoral da Juventude. São grupos com 10 a 20 jovens (lembrem-se do grupo de Jesus, eram 12, e não 100) e os encontros devem ser num clima de bate - papo. No grupo de base, devemos nos preocupar com a qualidade e não com a quantidade de pessoas, pois grupos pequenos permitem um maior conhecimento entre os membros. Infelizmente ainda existe gente pensando que PJ é a coordenação, ou algo mais distante. Na verdade, o grupo de jovens é que é a base da PJ, é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece. Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo PASTORAL DA JUVENTUDE.Quando e onde fazer Pastoral da Juventude?
Em todos os momentos vividos, pois a proposta da Pastoral da Juventude deve ser encarnada em nossa vida ,seja na família ,na escola, no trabalho,nos meios de comunicação social, na Igreja,etc.Onde há jovens é lugar de Pastoral da Juventude
Assinar:
Postagens (Atom)